Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


fa733:crescimento_microbiano

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

fa733:crescimento_microbiano [04/08/2020 01:23] Otavio Augusto Gomes Dos Santosfa733:crescimento_microbiano [22/09/2022 17:33] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 443: Linha 443:
  
 ==== Controle do crescimento pelo calor ==== ==== Controle do crescimento pelo calor ====
-Dentre ao processos citados acima, o controle microbiano pelo calor é o mais utilizado, tanto pela facilidade como acessibilidade. Micro organismos em geral possuem uma temperatura máxima para crescimento (entre 50º~90º, exceto para esporos), que é inibido por processos como destruição de estruturas chaves ou desnaturação de proteínas, por exemplo[(cite:#1)]. Fatores como temperatura e duração do tratamento térmico ou tipo de calor (úmido ou seco) interferem na suscetibilidade térmica do micro organismo.+Dentre ao processos citados acima, o controle microbiano pelo calor é o mais utilizado, tanto pela facilidade como acessibilidade. Micro organismos possuem uma faixa de temperatura onde o crescimento é possível o crescimento (entre 50º~90º, a eliminação de esporos requer temperaturas de 121ºC[(cite:>Madigan, Michael T. et al (2017). <<Microbiologia de Brok>>. Artmed14ª edição. 1006p)]), se a temperatura do meio é maior do que a temperatura máxima de sobrevivência então o crescimento dos microrganismos é inibido por processos como destruição de estruturas chaves ou desnaturação de proteínas, por exemplo[(cite:#1)]. Fatores como temperatura e duração do tratamento térmico ou tipo de calor (úmido ou seco) interferem na suscetibilidade térmica do micro organismo.
  
-Os processos de caracterização do calor como agente esterilizante e seus ensaios não são o objetivo desse estudo, mas sim como ele afeta os micro organismos. Dito isso, é um tanto quanto intuitivo o fato da morte decorrente do aquecimento ocorrer de modo mais acelerado conforme se eleva a temperatura. Bem como o fato do calor úmido ser mais potente que o seco. Porém, em alguns casos, o calor seco promove uma rápida redução no número de organismos vivos[(cite:#1)].+É esperado que conforme se aumente a temperatura, menos tempo seja necessário para a eliminação do microrganismoscalor úmido apresenta um maior poder de penetração no objeto a ser esterilizadoentretanto há situações na qual o calor seco pode realizar o processo mais rapidamente[(cite:>Madigan, Michael T. et al (2017). <<Microbiologia de Brok>>. Artmed, 14ª edição. 1006p)].
  
-Outros fatores como composição estrutural ou concentração de certos compostos afetam a forma como o micro organismo interagem com o calor. Estruturas como endósporos, pela fato de sua desidratação, são altamente resistentes ao calor, fazendo com que a esterilização de materiais úmidos seja mais difícil, devido a necessidade de exposição prolongada[(cite:#1)].  Enquanto açúcares, proteínas e gorduras dificultam a penetração do calor, altas concentrações de sais também influenciam na interação calor/micro organismo.+Outros fatores como composição estrutural ou concentração de certos compostos afetam a forma como o micro organismo interagem com o calor. Estruturas como endósporos, por não possuírem muita água em suas células, são altamente resistentes ao calor, fazendo com que a esterilização de materiais secos seja mais difícil, devido a necessidade de exposição a maiores temperaturas e por mais tempo.  Enquanto açúcares, proteínas e gorduras dificultam a penetração do calor, altas concentrações de sais também influenciam na interação calor/microrganismo, aumentando ou diminuindo sua resistência ao calor.
  
 ==== Autoclave e pasteurização ==== ==== Autoclave e pasteurização ====
  
-A **autoclave** é um dispositivo que permite o vapor d’agua chagar a temperaturas superiores a 100 ºC aumentando a pressão do meio. Seu uso é interessante para endósporos, que precisam de exposição a 121ºC por cerca de 15 min, para garantir sua morte (para quantidades pequenas).  +A **autoclave** é um dispositivo que permite o vapor d’água chagar a temperaturas superiores a 100 ºC aumentando a pressão do meio. Seu uso é recomendado para endósporos, que precisam de exposição a 121ºC por cerca de 15 min, para garantir sua morte (para objetos pequenos).  
-Enquanto autoclave é um processo mais agressivo de esterilização, ela encontra-se inviável para outros casos, como tratamento de produtos alimentícios em geral. Para esses casos, a **pasteurização** é mais indicada, já que esquenta os produtos a uma temperatura específica reduz o número de micro organismos. Apesar de não eliminar completamente possíveis patógenos, devido a redução do número total de organismos presente, a sua proliferação é retardada, o que prolonga a vida útil desses produtos. A pasteurização é utilizada majoritariamente em produtos alimentícios, pois os outros processos de esterilização poderiam alterar o sabor do produto final[(cite:#1)]+ 
 +[(cite:>«Autoclave manutenção». 
 +[[https://www.laboratoriopadrao.com.br/produtos/autoclave-laboratorio/autoclave-manutencao]])]{{:wiki:manutencao-de-autoclave-01.jpeg?400|}} 
 + 
 +Enquanto autoclave é um processo mais agressivo de esterilização e utilizado para esterilizar objetos sólidos, ela é inviável para certos casos, como tratamento de produtos alimentícios em geral. Um outro processo de controle de microrganismos é a **pasteurização** nesse processo os líquidos são elevados a uma temperatura específica que reduz o número de microrganismos. Apesar de não eliminar completamente todos os seres vivos, devido a redução do número total de organismos presente, a sua proliferação é retardada, o que prolonga a vida útil desses produtos. A pasteurização é utilizada majoritariamente em produtos alimentícios, pois os outros processos de esterilização poderiam alterar o sabor do produto final[(cite:#1)]. 
 + 
 +{{:wiki:pasteurizacao.jpg?400|}}[(cite:>«Pasteurização». 
 +[[http://estercristina25.blogspot.com/2014/09/pasteurizacao.html]])]
  
  
fa733/crescimento_microbiano.1596504207.txt.gz · Última modificação: 22/09/2022 17:33 (edição externa)