Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


fa733:metabolismo

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

fa733:metabolismo [02/08/2020 21:10] Camila de Souza Gabrielfa733:metabolismo [22/09/2022 17:33] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 328: Linha 328:
 A ligação  de um inibidor ou ativador é reversível, ou seja a molécula não se prende a enzima de forma permanente. Os inibidores reversíveis são divididos em dois grupos, de acordo com o seu comportamento de ligação, **competitivos** e **não-competitivos**. [(cite:> Regulação Enzimática. Khan Academy.  Disponível em: [https://pt.khanacademy.org/science/biology/energy-and-enzymes/enzyme-regulation/a/enzyme-regulationweb]. Acesso em 02 de ago. de 2020)]. A ligação  de um inibidor ou ativador é reversível, ou seja a molécula não se prende a enzima de forma permanente. Os inibidores reversíveis são divididos em dois grupos, de acordo com o seu comportamento de ligação, **competitivos** e **não-competitivos**. [(cite:> Regulação Enzimática. Khan Academy.  Disponível em: [https://pt.khanacademy.org/science/biology/energy-and-enzymes/enzyme-regulation/a/enzyme-regulationweb]. Acesso em 02 de ago. de 2020)].
    
-[{{:fa733:inibicao_comp.png?400 |**Atividade enzimática de inibidores competitivos e não competitivos** }}]+[{{:fa733:inibicao_comp.jpeg?400| Atividade enzimática de inibidores competitivos e não competitivos}}]
  
 **Inibição competitiva** \\ **Inibição competitiva** \\
Linha 336: Linha 336:
 O inibidor não impede o substrato de se ligar ao sítio ativo, ele se liga a outro sítio ativo, impedindo que a enzima realize seu trabalho. O inibidor não competitivo diminui consideravelmente a reação catalisada, a enzima nunca chegará a sua velocidade máxima normal, mesmo com uma grande adição de substrato. [(cite:#16)]. O inibidor não impede o substrato de se ligar ao sítio ativo, ele se liga a outro sítio ativo, impedindo que a enzima realize seu trabalho. O inibidor não competitivo diminui consideravelmente a reação catalisada, a enzima nunca chegará a sua velocidade máxima normal, mesmo com uma grande adição de substrato. [(cite:#16)].
  
-[{{:fa733:grafico_enzima.png|**Gráfico da taxa de reação x Concentração de Substratos  em enzimas inibidoras** }}]\\+[{{:fa733:grafico_enzima.jpeg?400| Gráfico da taxa de reação x Concentração de Substratos  em enzimas inibidoras}}]
  
 === Regulação Alostérica === === Regulação Alostérica ===
Linha 343: Linha 343:
 Um sítio alostérico, é  um sítio regulatório no qual se ligam compostos químicos chamados de **moduladores alostéricos**. A ligação dos moduladores no sítio alostérico afeta a atividade enzimática, podendo ser aumentada ou diminuída. Quando a ligação do modulador promove aumento da atividade enzimática ele é chamado de **modulador alostérico positivo**, e quando a ligação do modulador promove diminuição da atividade enzimática ele é chamado de **modulador alostérico negativo**. [(cite:#15)]. Um sítio alostérico, é  um sítio regulatório no qual se ligam compostos químicos chamados de **moduladores alostéricos**. A ligação dos moduladores no sítio alostérico afeta a atividade enzimática, podendo ser aumentada ou diminuída. Quando a ligação do modulador promove aumento da atividade enzimática ele é chamado de **modulador alostérico positivo**, e quando a ligação do modulador promove diminuição da atividade enzimática ele é chamado de **modulador alostérico negativo**. [(cite:#15)].
  
-[{{:fa733:grafico_alosterico.png|**Gráfico da velocidadede reação x Concentração de Substratos nas Reações Alostéricas** }}]\\ +[{{:fa733:grafico_alosterico.jpeg?400|Gráfico da velocidadede reação x Concentração de Substratos nas Reações Alostéricas}}]
  
 O perfil metabólico das células é profundamente modificado em função do nível de energia, que depende do aporte nutricional. A presença adequada de nutrientes para a célula resulta na produção de moléculas ricas em energia como a de adenosina trifosfato (ATP) e outras moléculas que serão moduladores alostéricos positivos ou negativos, ativando ou inibindo muitas enzimas regulatórias de vias metabólicas importantes.[(cite:#15)]. O perfil metabólico das células é profundamente modificado em função do nível de energia, que depende do aporte nutricional. A presença adequada de nutrientes para a célula resulta na produção de moléculas ricas em energia como a de adenosina trifosfato (ATP) e outras moléculas que serão moduladores alostéricos positivos ou negativos, ativando ou inibindo muitas enzimas regulatórias de vias metabólicas importantes.[(cite:#15)].
Linha 353: Linha 352:
 Manter uma relação ATP/ADP alta é um dos parâmetros mais fundamentais para a manutenção da célula viva. Em condições normais a razão ATP/ADP é cerca de 10/1 e toda vez que esta razão é alterada ocorrem profundas alterações no metabolismo celular. [(cite:#15)]. Manter uma relação ATP/ADP alta é um dos parâmetros mais fundamentais para a manutenção da célula viva. Em condições normais a razão ATP/ADP é cerca de 10/1 e toda vez que esta razão é alterada ocorrem profundas alterações no metabolismo celular. [(cite:#15)].
  
-[{{: fa733:reacao_alosterica.png?nolink&400 |**Tabela das principais vias metabólicas moduladas porregulação alostérica, suas enzimas, moduladores alostéricos sinalizadores de presença ou ausência de energia e os efeitos na atividade enzimática por eles induzidos.** }}]\\+[{{:fa733:reacao_alosterica.jpeg?400|Tabela das principais vias metabólicas moduladas porregulação alostérica, suas enzimas, moduladores alostéricos sinalizadores de presença ou ausência de energia e os efeitos na atividade enzimática por eles induzidos.}}]
  
 +=== Modificações Covalentes ===
 +Neste tipo de regulação, a atividade é articulada por modificações covalentes através de um ou mais dos resíduos de aminoácidos da molécula da enzima. As propriedades catalíticas de muitas enzimas são alternadas pela ligação covalente e transitória de um grupo químico à cadeia polipeptídica ou ao sítio ativo da enzima. No metabolismo celular, é bastante comum a regulação de enzimas reguladoras das vias metabólicas  serem realizadas por transferência de grupos fosfatos do ATP para sítios ativos dessas enzimas[(cite:> <<Inibição e regulação enzimática - Bioquímica>>. [[https://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/11284016022012bioquimica_aula_11.pdf | CESAD]])].
  
 +[{{ :fa733:modificacao_covalente.png?600 |Exemplo de modificações covalentes[(cite:> <<Integração e regulação hormonal do metabolismo>>.[[https://www.dracena.unesp.br/Home/Graduacao/integr_regul_hormonal_metabolismo.pdf | UNESP]])].}}]
  
-=== Modificações Covalentes === 
  
 === Regulação Hormonal === === Regulação Hormonal ===
 +A regulação hormonal do metabolismo é realizada e equilibrada pelos hormônios, que são biomoléculas produzidas pelo sistema endócrino, e que desempenham diferentes funções nos organismos multicelulares. Apesar de os hormônios exercerem o papel de regularem processos bioquímicos de diferentes naturezas, eles atuam de forma química no organismo. 
 +Cada hormônio tem um determinado papel na dinâmica do metabolismo, e tudo isso em diferentes lugares. Para atender essas características, os hormônios são liberados pelas glândulas endócrinas na corrente sanguínea, facilitando a distribuição dos hormônios ao longo de todo o metabolismo.
 +Cada estrutura de hormônio desempenha função diferente da outra, e o critério de onde esse hormônio deve atuar é definido pelas chamadas "células-alvo", que possuem uma espécie de decodificador químico chamado receptor hormonal. Quando um determinado hormônio encontra seu respectivo receptor, eles combinam-se e é então que o processo de ação hormonal é iniciado no organismo.
  
 === Regulação Neuroendócrina=== === Regulação Neuroendócrina===
 Consiste na regulação do metabolismo em diferentes órgãos realizada pelo sistema neuroendócrino. Este sistema é formado por glândulas que têm a função de produzir secreções denominadas hormônios. Consiste na regulação do metabolismo em diferentes órgãos realizada pelo sistema neuroendócrino. Este sistema é formado por glândulas que têm a função de produzir secreções denominadas hormônios.
 Existe uma grande interação entre o sistema endócrino e o nervoso. O sistema nervoso consegue fornecer informações sobre o meio externo, enquanto o endócrino trabalha na resposta do organismo a essa informação. Dessa forma, esses 2 sistemas conjuntamente atuam na regulação de funções corporais. Dentre as principais glândulas, estão: hipófise, tireóide, pâncreas e gônodas. Existe uma grande interação entre o sistema endócrino e o nervoso. O sistema nervoso consegue fornecer informações sobre o meio externo, enquanto o endócrino trabalha na resposta do organismo a essa informação. Dessa forma, esses 2 sistemas conjuntamente atuam na regulação de funções corporais. Dentre as principais glândulas, estão: hipófise, tireóide, pâncreas e gônodas.
 +Os hormônios têm uma importante atuação na regulação de atividades enzimáticas, ativando proteínas (quinases ou fosfatases) que atuam em enzimas, fazendo com que ganhem ou percam fosfato, realizando a regulação[(cite:#15)].
  
  
fa733/metabolismo.1596402625.txt.gz · Última modificação: 22/09/2022 17:33 (edição externa)