Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


fa733:procariontes

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

fa733:procariontes [12/07/2020 22:25] – [Flagelo] bruno.bernalfa733:procariontes [22/09/2022 17:33] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 5: Linha 5:
 ===== Características Comuns ===== ===== Características Comuns =====
  
-Procariontesprocariote (originado do latim pro- primitivo e carionte - relativo à cariotecaconstituem um amplo grupo heterogêneo de organismos unicelulares, esses não são encontrados núcleo nem mitocôndrias.+Procariontes/procariote (origem do latim pro-primitivo e carionte - relativo à cariotecaconstituem um amplo grupo heterogêneo de organismos unicelulares que não possuem núcleo nem mitocôndrias.
  
-Os procariotos são divididos em dois domínios, o domínio Archaea e o domínio Bacteria e tem como principais características seu DNA não envolto por uma membrana não associado à histonas (proteínas cromossômicas especiais encontradas em [[fa733:micro_eucariontes|eucariotos]])a parede celular é composta por polissacarídeo complexo peptideoglicano e seus cromossomos têm arranjo circular não possuindo  organelas revestidas por membranasnormalmente, dividem-se por fissão binária. +Os procariotos são divididos em dois domínios, o domínio Archaea e o domínio Bacteria e tem como principais característicasDNA não envolto por uma membrananão associado à histonas (proteínas cromossômicas especiais encontradas em [[fa733:micro_eucariontes|eucariotos]])a parede celular é composta por polissacarídeo complexo peptideoglicano e seus cromossomos têm arranjo circular não possuindo  organelas revestidas por membranas e dividem-se por fissão binária. 
  
-Quando falamos de seres procariontes, estão solúveis em água todo seu DNA, proteína e metabólitos. Entre os mesmo, não há separação por meio de compartimentos e por isso ficam localizados no citoplasma cercado pela membrana plasmática. Existem bactérias, contudo, que possuem micro-compartimentos bacterianoscompartimentos subcelulares que agem como organelas primitivas fechadas em cascas de proteínas. Existem também procariontes, como as cianobactérias, que formam grandes colônias. +Os seres procariontes tem todo seu DNA, proteína e metabólitos solúveis em água. Entre os mesmos, não há separação por meio de compartimentos e por isso ficam localizados no citoplasma cercado pela membrana plasmática. Existem bactérias, contudo, que possuem micro-compartimentos bacterianos compartimentos subcelulares que agem como organelas primitivas fechadas em cascas de proteínas. Existemtambém, procariontes como as cianobactérias, que formam grandes colônias. Nestes seres a única membrana presente, é a membrana plasmática sendo essa uma característica notável nesse grupo. Assim, as mesmas não contém membranas que separam os cromossomos do citoplasma (carioteca). Em alguns casos, as células procarióticas podem apresentar invaginações da membrana plasmática que penetram no citoplasma e no qual se enrolam (mesossomos)
  
-Nestes seres a única membrana presente, é a membrana plasmática sendo essa uma característica notável entre esse grupo. Assim, as mesmas não contém membranas que separam os cromossomos do citoplasma (carioteca). Em alguns casos, as células procarióticas podem apresentar invaginações da membrana plasmática que penetram no citoplasma, no qual se enrolam (mesossomos).  +Com relação à fisiologia, os procariontes não possuem citoesqueleto, estrutura responsável pelos movimentos e pela forma das células. Em geral, células procariontes têm formatos esféricos ou de bastões que são mantidas pela parede extracelular,  parede essa que é sintetizada no citoplasma e depois adicionada à membrana, elas são  rígidas e apresentam papel de proteção.
- +
-Com relação a sua fisiologia, os procariontes não possuem citoesqueleto, estrutura responsável pelos movimentos e pela forma das células. Em geral, células procariontes têm formatos esféricos ou de bastões, essas formas são mantidas pela parede extracelular,  parede essa que é sintetizada no citoplasma e depois adicionada membrana, elas são  rígidas e apresentam papel de proteção.+
  
 As células procarióticas são constituídas obrigatoriamente por quatro componentes básicos, sendo eles: [[procariontes#Membrana_Citoplasmática | membrana plasmática]], [[procariontes#Citoplasma | citoplasma]], [[procariontes#Nucleoide | material genético]] e [[procariontes#ribossomos | ribossomos]]. As células procarióticas são constituídas obrigatoriamente por quatro componentes básicos, sendo eles: [[procariontes#Membrana_Citoplasmática | membrana plasmática]], [[procariontes#Citoplasma | citoplasma]], [[procariontes#Nucleoide | material genético]] e [[procariontes#ribossomos | ribossomos]].
Linha 21: Linha 19:
 ===== Bactérias — Bacteria ===== ===== Bactérias — Bacteria =====
  
-Bactérias são organismos unicelulares (possuem apenas um célula) e procariontes (não possuem membrana celular envolvendo seu material genético) e de tamanho microscópico (na ordem de 0,2 a 1,5μm) sendo até 10 vezes menor que uma célula [[fa733:micro_eucariontes|eucarionte.]] Por exemplo, os estafilococos e os estreptococos são bactérias esféricas com diâmetro entre 0,75 μm e 1,25 μm.+Bactérias são organismos unicelulares (possuem apenas uma célula) e procariontes (não possuem membrana celular envolvendo seu material genético) e de tamanho microscópico (na ordem de 0,2 a 1,5μm) sendo até 10 vezes menor que uma célula [[fa733:micro_eucariontes|eucarionte.]] Por exemplo, os estafilococos e os estreptococos são bactérias esféricas com diâmetro entre 0,75 μm e 1,25 μm.
  
 As bactérias possuem uma relação da área de superfície pelo volume muito alta se analisadas com organismos maiores com morfologia similar. Sendo assim, os nutrientes podem entrar através dessa grande superfície em relação ao seu pequeno volume. Com essa característica elas podem ter uma alta taxa de metabolismo e crescimento.  As bactérias possuem uma relação da área de superfície pelo volume muito alta se analisadas com organismos maiores com morfologia similar. Sendo assim, os nutrientes podem entrar através dessa grande superfície em relação ao seu pequeno volume. Com essa característica elas podem ter uma alta taxa de metabolismo e crescimento. 
Linha 41: Linha 39:
 As bactérias podem desempenhar diversas outras funções na agricultura, outro exemplo são as dos gêneros //Nitrossomonas// e //Nitrobacter// que transformam a amônia (<chem>NH3</chem>) liberada pela urina dos animais respectivamente em nitrito e nitrito em nitrato, que isso serve para aumentar a fertilidade do solo. As bactérias podem desempenhar diversas outras funções na agricultura, outro exemplo são as dos gêneros //Nitrossomonas// e //Nitrobacter// que transformam a amônia (<chem>NH3</chem>) liberada pela urina dos animais respectivamente em nitrito e nitrito em nitrato, que isso serve para aumentar a fertilidade do solo.
  
-Outra função bem conhecida das bactérias na agricultura é para o controle de pragas, alguns inseticidas usam bactérias entomo patogênicas (causam doenças em insetos) para combater os insetos na plantação. É uma solução sustentável e muito eficiente uma vez que não são utilizados produtos  químicos para o combate das pragas. +Outra função bem conhecida das bactérias na agricultura é para o controle de pragas, alguns inseticidas usam bactérias entomo patogênicas (causam doenças em insetos) para combater os insetos na plantação. É uma solução sustentável e muito eficiente uma vez que não são utilizados produtos químicos para o combate das pragas.
  
 +=== Etimologia ===
  
 +A [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Etimologia|etimologia]] da palavra //bactéria// vem do termo em latim //Bacterium// , que por sua vez é originado do grego //bakterion//, cujo significado está atrelado a bastão ou galho, por decorrência do formato desses seres. 
 ==== Estrutura ==== ==== Estrutura ====
  
Linha 79: Linha 78:
 == Parede Celular == == Parede Celular ==
  
-[[procariontes#a_parede_celular_bacteriana|A Parede Celular Bacteriana]] fica ao redor da membrana citoplasmática e juntas formam o envelope celular das bactérias, ela tem função de garantir a proteção celular dar formato a célula bacteriana e prevenir a lise osmótica. +[[procariontes#a_parede_celular_bacteriana|A Parede Celular Bacteriana]] fica ao redor da membrana citoplasmática e juntas formam o envelope celular das bactérias. Ela possui uma camada rígida, para que possa proteger e dar estrutura a célula prevenindo uma lise osmótica. Essa camada é chamada de [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Peptidoglicano#:~:text=O%20peptidoglicano%2C%20por%20vezes%20denominado,%2Dacetilglucosamina)%20e%20alguns%20amino%C3%A1cidos.|peptidoglicano]], que é um polissacarídeo composto basicamente por dois açúcares,//N-acetilglicosamina// e ácido //N-acetilmurâmico// e alguns aminoácido.   
-A parede celular possui uma camada rígida, para que ela possa proteger e dar estrutura a célula, essa camada é chamada de [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Peptidoglicano#:~:text=O%20peptidoglicano%2C%20por%20vezes%20denominado,%2Dacetilglucosamina)%20e%20alguns%20amino%C3%A1cidos.|peptidoglicano]], que é um polissacarídeo composto basicamente por dois açúcares,//N-acetilglicosamina// e ácido //N-acetilmurâmico// e alguns aminoácido.   +
  
 == Cápsula == == Cápsula ==
-São estruturas que ficam ao redor da parede celular, geralmente são constituídas por polissacarídeos, contudo, alguns tipos de bacilos são constituídas por um polipeptídio (ácido poliglutâmico ou ácido D glutâmico). Sua espessura podem variar de até duas vezes o volume do organismo. De acordo com sua amorfidade, podem ser denominadas cápsulas ou camadas limosas ou glicocálix (protegendo a célula contra agressões físicas e químicas). Cápsulas são frequentemente perdidas durante a cultura in vitro.+São estruturas que ficam ao redor da parede celular, geralmente são constituídas por polissacarídeos, contudo, alguns tipos de bacilos são constituídos por um polipeptídio (ácido poliglutâmico ou ácido D glutâmico). Sua espessura pode medir até duas vezes o volume do organismo. De acordo com sua amorfidade, podem ser denominadas cápsulas ou camadas limosas ou glicocálix (protegendo a célula contra agressões físicas e químicas). Cápsulas são frequentemente perdidas durante a cultura in vitro.
 Suas funções são na aderência ao substrato, captura de nutrientes e reconhecimento intercelular, também protegem contra ataque dos virus bacteriofagos e células fagocitarias.  Suas funções são na aderência ao substrato, captura de nutrientes e reconhecimento intercelular, também protegem contra ataque dos virus bacteriofagos e células fagocitarias. 
 Alguns antibióticos, como a penicilina, atuam inibindo a produção de cápsulas[(cite:>UNIVERSITY OF SOUTH CAROLINA SCHOOL OF MEDICINE. THE BACTERIAL CELL. from: https://www.microbiologybook.org/fox/protype.htm. Retrieved on: 24 jun. 2020.)].  Alguns antibióticos, como a penicilina, atuam inibindo a produção de cápsulas[(cite:>UNIVERSITY OF SOUTH CAROLINA SCHOOL OF MEDICINE. THE BACTERIAL CELL. from: https://www.microbiologybook.org/fox/protype.htm. Retrieved on: 24 jun. 2020.)]. 
  
 == Nucleóide == == Nucleóide ==
-O núcleo da célula, também denominado como cromossomo bacteriano. Se trata de uma região com forma ‘área’ irregular no centróide da célula, esta é a região que se encontra todo ou grande parte do material genético do organismo. Este material genético, apresenta uma única molécula DNA dupla fita, na maioria dos casos, de forma circular.+O núcleo da célula, também denominado como cromossomo bacteriano. Se trata de uma região de formato irregular no centróide da célula, onde se encontra todo ou grande parte do material genético do organismo. Este material genético, apresenta uma única molécula DNA dupla fita, na maioria dos casos, de forma circular.
 Sua estrutura está ligada diretamente ao estado fisiológico da célula, onde na fase exponencial de multiplicação, em que as células dividem-se, o DNA se encontra compactado e, na fase estacionária, desentesado. Sua estrutura está ligada diretamente ao estado fisiológico da célula, onde na fase exponencial de multiplicação, em que as células dividem-se, o DNA se encontra compactado e, na fase estacionária, desentesado.
 Sua função se dá ao determinar as características da célula tanto fenotípicas quanto genotípicas e comanda suas atividades.   Sua função se dá ao determinar as características da célula tanto fenotípicas quanto genotípicas e comanda suas atividades.  
Linha 238: Linha 236:
 ===== Nutrição de Microrganismos ===== ===== Nutrição de Microrganismos =====
 ---- ----
-Com o passar do tempo descobrimos muitas situações na qual os microrganismos não atuam apenas como patógenos mas que na verdade são fundamentais para algum processo, por exemplo a fixação biológica de nitrogênio ou como limpar águas de esgoto ou a geração de biogás. Para que esses processos sejam utilizados da melhor maneira possível é necessário entender como o metabolismo dos microrganismos funciona o que é necessário para seu crescimento. +Com o passar do tempodescobrimos muitas situações na qual os microrganismos são fundamentais para algum processo e não apenas atuam como patógenos, por exemplo a fixação biológica de nitrogêniocomo limpar águas de esgoto ou a geração de biogás. Para que esses processos sejam utilizados da melhor maneira possível é necessário entender como o metabolismo dos microrganismos funciona o que é necessário para seu crescimento.  
 + 
 {{:wiki:biodigestor-620937551-1000x667.jpg?400|}} {{:wiki:biodigestor-620937551-1000x667.jpg?400|}}
  
 Um biodigestor, uma das aplicações de microrganismos.[(cite:>INFOESCOLA. Biodigestores. Disponível em: https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2008/09/biodigestor-620937551-1000x667.jpg. Acesso em: 26 jun. 2020.)] Um biodigestor, uma das aplicações de microrganismos.[(cite:>INFOESCOLA. Biodigestores. Disponível em: https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2008/09/biodigestor-620937551-1000x667.jpg. Acesso em: 26 jun. 2020.)]
  
-Por nutrição de microrganismos entende-se o estudo que analisa quais fatores são necessários em um ambiente para o crescimento e desenvolvimento da vida microbiana. Duas das formas mais importantes de classificação dos microrganismos são a forma como obtém energia e o carbono.+Quando se fala de nutrição de microrganismos entende-se como o estudo que analisa quais fatores são necessários em um ambiente para o crescimento e desenvolvimento da vida microbiana. Pode-se citar duas das formas mais importantes de classificação dos microrganismos,como a forma em que se obtém energia e o carbono. 
 A molécula presente em maior quantidade na composição dos microrganismos é a água, sendo responsável por até 80% do peso celular desses seres. O peso restante é chamado de peso seco e é o responsável pela classificação dos nutrientes absorvidos pelos microrganismos em dois grupos, assim classificados: 1- o grupo dos macronutrientes que são os nutrientes que estão presentes em grande quantidade no corpo dos representantes desse grupo, quais sejam: carbono, oxigênio, nitrogênio, hidrogênio, fósforo, enxofre e selênio; 2-  o grupo dos micronutrientes que são elementos necessários para o desenvolvimento dos microrganismos, porém encontrados em pequenas quantidades no seu organismo. Exemplos desses elementos são: o ferro, cobre e manganês. A molécula presente em maior quantidade na composição dos microrganismos é a água, sendo responsável por até 80% do peso celular desses seres. O peso restante é chamado de peso seco e é o responsável pela classificação dos nutrientes absorvidos pelos microrganismos em dois grupos, assim classificados: 1- o grupo dos macronutrientes que são os nutrientes que estão presentes em grande quantidade no corpo dos representantes desse grupo, quais sejam: carbono, oxigênio, nitrogênio, hidrogênio, fósforo, enxofre e selênio; 2-  o grupo dos micronutrientes que são elementos necessários para o desenvolvimento dos microrganismos, porém encontrados em pequenas quantidades no seu organismo. Exemplos desses elementos são: o ferro, cobre e manganês.
  
Linha 269: Linha 270:
 {{:wiki:enzimas-768x292.jpg?400|}}[(cite:>INFOESCOLA. Enzimas. Disponível em: https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2008/05/enzimas-768x292.jpg. Acesso em: 26 jun. 2020.)] {{ :wiki:energia-ativacao-450x352.png?200|}}[(cite:>INFOESCOLA. Enzimas. Disponível em: https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2007/11/energia-ativacao-450x352.png. Acesso em: 26 jun. 2020.)] {{:wiki:enzimas-768x292.jpg?400|}}[(cite:>INFOESCOLA. Enzimas. Disponível em: https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2008/05/enzimas-768x292.jpg. Acesso em: 26 jun. 2020.)] {{ :wiki:energia-ativacao-450x352.png?200|}}[(cite:>INFOESCOLA. Enzimas. Disponível em: https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2007/11/energia-ativacao-450x352.png. Acesso em: 26 jun. 2020.)]
  
-Ação das enzimas+==== Ação das enzimas ====
          
 Muitas vezes é interessante cultivar microrganismos no laboratório e, para isso, é necessário montar um meio de cultura. Um meio de cultura é uma solução de nutrientes utilizada para o crescimento de uma determinada população de microrganismos. Esses meios são classificados como definidos ou complexos. Os meios definidos são meios no qual os componentes são conhecidos e suas quantidades também, sendo preparados com quantidades precisas de água destilada e de seus componentes. Os meios complexos não se sabe exatamente todos os compostos presentes e suas quantidades, sendo mais fáceis de serem montados, já que podem ser obtidos a partir de soluções nutritivas. Há também meios diferenciais, os quais permitem o crescimento de uma determinada população mas não de outra, e são úteis quando se quer isolar um tipo de microrganismo, como por exemplo, determinar um patógeno que está infectando alguém. Muitas vezes é interessante cultivar microrganismos no laboratório e, para isso, é necessário montar um meio de cultura. Um meio de cultura é uma solução de nutrientes utilizada para o crescimento de uma determinada população de microrganismos. Esses meios são classificados como definidos ou complexos. Os meios definidos são meios no qual os componentes são conhecidos e suas quantidades também, sendo preparados com quantidades precisas de água destilada e de seus componentes. Os meios complexos não se sabe exatamente todos os compostos presentes e suas quantidades, sendo mais fáceis de serem montados, já que podem ser obtidos a partir de soluções nutritivas. Há também meios diferenciais, os quais permitem o crescimento de uma determinada população mas não de outra, e são úteis quando se quer isolar um tipo de microrganismo, como por exemplo, determinar um patógeno que está infectando alguém.
Linha 276: Linha 277:
 {{ :wiki:meio-de-cultura-2-1024x516.jpg?400|}} {{ :wiki:meio-de-cultura-2-1024x516.jpg?400|}}
  
- +Um exemplo de meio de cultura [(cite:>KASVI. Meios de Cultura – Como diferenciar meio enriquecido, seletivo e diferencial. Disponível em: https://secureservercdn.net/104.238.71.140/98n.27d.myftpupload.com/wp-content/uploads/2017/12/meio-de-cultura-2-1024x516.jpg. Acesso em: 26 jun. 2020.)]
-Um exemplo de meio de cultura[(cite:>KASVI. Meios de Cultura – Como diferenciar meio enriquecido, seletivo e diferencial. Disponível em: https://secureservercdn.net/104.238.71.140/98n.27d.myftpupload.com/wp-content/uploads/2017/12/meio-de-cultura-2-1024x516.jpg. Acesso em: 26 jun. 2020.)] +
- +
- +
- +
- +
  
  
Linha 504: Linha 499:
 ===Especies de bactérias e sua organização de flagelos=== ===Especies de bactérias e sua organização de flagelos===
  
-**Bactérias monótricas**, possui um flagelo.+  * Bactérias monótricas, possui um flagelo.
  
-**Bactérias perítricas**, possuem flagelos em toda a superfície. +  * Bactérias perítricas, possuem flagelos em toda a superfície. 
- +  
-**Bactérias espiroquetas**, possuem flagelos entre a membrana interna e a externa da bactéria, que giram se movimentando em parafuso. +  * Bactérias espiroquetas, possuem flagelos entre a membrana interna e a externa da bactéria, que giram se movimentando em parafuso. 
- +  
-**Bactérias anfítricas**, possuem um flagelo nas extremidades da célula, no entanto se movem um de cada vez, deixando a Bactéria se locomova com mais facilidade em cada direção. +  * Bactérias anfítricas, possuem um flagelo nas extremidades da célula, no entanto se movem um de cada vez, deixando a Bactéria se locomova com mais facilidade em cada direção. 
- +  
-**Bactérias lofótricas**, possuem diversos flagelos em um único local da superfície celular no qual se movem em sincronia.+  * Bactérias lofótricas, possuem diversos flagelos em um único local da superfície celular no qual se movem em sincronia.
  
  
fa733/procariontes.1594592703.txt.gz · Última modificação: 22/09/2022 17:33 (edição externa)