Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


wiki:lmas:dqo

Essa é uma revisão anterior do documento!


Demanda Química de Oxigênio

Demanda química de oxigênio (DQO) é a quantidade de um agente oxidante específico, que em condições controladas, reage com uma determinada amostra. A quantidade do agente oxidante que reagiu é então expressa em termos de equivalentes em oxigênio[citação necessária]. Os resultados são expressos na unidade mg O2 L-1.

Introdução

Originalmente, o ensaio de DQO objetivava a determinação indireta da concentração de matéria orgânica em uma determinada água residuária. No entanto, a presença de outras substâncias inorgânicas, em seus estados de oxidação mais reduzidos, figuram como interferentes importantes no resultado da análise, sobretudo se a amostra é obtida de um ambiente de caráter redutor, como reatores anaeróbios[citação necessária]. Desta forma, a finalidade do ensaio de DQO é a determinação da concentração de substâncias oxidáveis em uma amostra líquida, como uma determinação indireta da concentração de substâncias orgânicas. Para tanto, é necessário que toda a matéria oxidável nessa amostra seja oxidada por uma substância que garanta o máximo desta oxidação. No caso do ensaio de DQO, o reagente responsável por essa oxidação é o dicromato de potássio (K2Cr2O7), por meio do íon dicromato (Cr2O72-), tanto pelo seu potencial oxidante como pela diferença de coloração que o átomo de cromo confere à solução em seus diferentes graus de oxidação. A matéria oxidável presente na amostra reduz o átomo de cromo hexavalente do dicromato (Cr6+, de cor alaranjada) para a sua forma trivalente (Cr3+, de cor esverdeada). Desta forma, a medida dessa intensidade de coloração – por meio de espectrofotometria – está relacionada com as concentrações de cromo hexavalente que reagiram com a matéria oxidável da amostra, e quantificando a matéria oxidável, conforme a reação 1 descrita abaixo:

Cr2O72+ + Matéria Orgânica → Cr3+ + CO2 + H2O Reação 1

A oxidação total e efetiva da matéria orgânica, conforme demonstrada na reação 1 acima, ocorre na presença de um catalizador de prata (Ag+), em alta temperatura e em meio ácido. A relação entre o íon Cr2O72- que reagiu com a matéria orgânica oxidável e o seu equivalente em oxigênio, para o cálculo da DQO em termos de O2 é obtida da reação 2, mostrada abaixo:

K2Cr2O7 + 4 H2SO4 → K2SO4 + Cr2(SO4)3 + 4 H2O + 3/2 O2Reação 2

A estequiometria da reação 2 mostra que a relação entre a concentração de K2Cr2O7 consumido durante a oxidação da matéria oxidável e a concentração de O2 é de 6,1 mg O2 / mg K2Cr2O7. Desta maneira, conhecendo-se a quantidade de K2Cr2O7 consumida na reação de oxidação, é possível relacioná-la com a quantidade de O2 necessária para efetuar a mesma oxidação. A determinação da quantidade de K2Cr2O7 envolvida na DQO pode ser determinada por três metodologias distintas, conforme descritas na Tabela 1:

wiki/lmas/dqo.1590874084.txt.gz · Última modificação: 22/09/2022 17:33 (edição externa)